Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2016

Trinta e cinco anos de Medjugorje

Hoje, dia 25 de junho, é dia da minha Senhora Rainha da Paz. Se ela não é sua senhora, tudo bem. A escolha é sua. Livre arbítrio meu irmão. Use-o e abuse-o. Digo isso porque já escrevi aqui antes sobre ela (Bodas de Caná: O Poder de Maria). E um evangélico chato, na realidade um amigo meu, me mandou email dizendo, que ela não era mãe de Deus, não era virgem, não era isso e nem aquilo...

Gente Chata e Gente Boa
Nossa Senhora Rainha da Paz
Tem evangélico chato, tem católico chato, tem macumbeiro chato, tem um bocado de gente chata. Como tem evangélico gente boa, como alguns que eu conheço e conversamos sobre aquilo que nos une e não o que nos afasta. Já disse aqui que tem um pastor em Atlanta, Charles Stanley, cuja a pregação eu, quando posso, gosto de ouvi-la pela internet. Ele não tem essas nóias contra Maria.
Também tem o meu amigo pastor Risan Santos, de Ottawa, em cuja salão da igreja [quatros metros abaixo do nível da rua] comemos boas feijoadas, e participamos, em 2008, do lindo culto de comemoração dos 82 anos da instalação da Eastview Baptist Church. Portanto, meu amigo, minha amiga se for para rezar, ou melhor, (crente não reza, ora), se for para orar e não para fazer proselitismo, me convide que eu vou. Mas se eu chegar lá e o sujeito me perguntar: "Você aceita Cristo na sua vida ?" Só posso responder: meu amigo, eu já aceitei há muito tempo. Se ele falar mal de Maria, caio fora.
Eu já participei de vários cultos, convidado por pessoas que realmente pregam a boa convivência, e realmente se apegam ao que realmente interessa.

Antidicomarianitas
Costumo dizer que aqueles que não estão nem aí para essência do Evangelho, mas dedicam suas energias criticando aqueles que amam Maria, acreditam que um dia vão ficar tête-à-tête com Jesus, e ele vai dizer: "Servo bom e fiel, como dedicaste a tua vida falando mal da minha mãe, e criticando aqueles que a amavam, tu vais sentar a minha direita." É ruim hein !!!
Vou começar dizendo que se você não acredita, você está bem acompanhado: o que vou relatar aqui, tem muitos padres e bispos que contestam ou detestam E como hoje eu não estou para brincadeiras, vou dizer sem muito rodeios: azar deles. Ajudaria muito a reforçar suas vocações. Isso é dito em milhares de testemunhos já publicados.

Rainha da Paz
Hoje, dia 25 de junho de 2016, faz exatamente 35 anos que a minha, a nossa e a vossa Senhora, Maria, mãe de Jesus aparece diariamente na pequena cidade de Medjugorje, localizada na Bósnia e Herzegovina. E mais adiante vou dizer uma coisa, que creio que seja interessante até mesmo para os ateus, agnósticos e pernósticos. Leiam mesmo que não tenham nada a ver com fé ou religião, mas por pura curiosidade. É pagar para ver.
Bósnia e Herzegovina
Dito isto. Vem a pergunta: por que é azar dos bispos e dos padres que não acreditam nessas aparições?
Respondo: nesse momento são 11 horas aqui em Manaus, e lá são 17 horas. No gramado atrás da igreja de são Tiago, ou Jaime, ou James, ou Jakob, ou Jacques, ou Giácomo dependendo da língua que você fala, está reunida uma multidão para missa de aniversário do 35ano de aparição de Nossa Senhora. Presentes mais de 100 mil pessoas vindas do mundo inteiro; uns 2000 padres e mais de 800 bispos de todas as nacionalidades, no altar e no gramado. Como é que sei ? Porque existe transmissões online. Porque em 2011, no 30ano de aparição, tinha seis amigos lá (três senhoras: Luzia Sena, Ana Inhamuns e Maria Cristina Roessing, uma jovem e dois adolescentes, os quais me
Missa campal atrás da igreja de são Tiago
disseram isso pelo telefone).
Na realidade, Maria apareceu pela primeira vez em 24 de junho de 1981 para seis crianças, mas como elas correram com medo, e somente falaram com ela no dia seguinte, a data oficial do primeiro encontro mudou-se para o dia seguinte, 25 de junho.

Eu já estive a oportunidade de ir até lá duas vezes: uma em abril de 1997 (junto com 8 pessoas daqui de Manaus - todos da família Sena), durante a Semana Santa; outra em outubro de 1998 (com 10 manauras). Em 2005 tentei ir com a minha mãe, mas na ocasião a Bósnia estava exigindo visto de entrada, o que não ocorreu nas vezes anteriores. Fomos barrados em Roma pela embaixada da Bósnia, que exigia que brasileiros tirassem o visto em Buenos Aires. Felizmente, com a mudança de governo não é mais preciso ter visto para entrar na Bósnia e Herzegovina.
Para chegar lá é necessário ir até Roma, e depois pegar um avião para Split ou Dubrovnik,, na Croácia; ou Mostar, na Bósnia. Recentemente vi que há voos de São Paulo para Dubrovnik, a "Pérola do Adriático".
Depois de ver cristãos serem devorados por leões no Coliseu de Roma, nada dava mais prazer aos imperadores romanos do que tirar férias em Dubrovnik.
E possível chegar a Medjugorje via Zagreb, na Croácia, mas fica um pouco mais longe.
Chegamos a Medjugorje pegando um trem de Roma para Ancona, no mar Adriático, e de Ancona fazendo a atravessia de navio para Split. Essa passagem pode ser comprada sem sair de casa, via internet. De Split pode-se pegar um ônibus ou táxi para Medjugorje, ambos os meios de transportes têm preços razoáveis. Na realidade isso foi na segunda viagem. Na primeira, chegamos em Ancona, e só tinha navio para Split em dois dias; então no dia seguinte atravessamos para Zahar, na Croácia. Não aconselho a fazer isso porque a viagem por estrada é bem mais longa.
Para a Cróacia (Split), o visto nos foi concedido a bordo do navio que liga a Itália com aquele país. E quem vai de avião para Split, como recebe o visto ? Não sei responder. Quem voa para Mostar não é necessário visto.
Observe a quantidade de padres
Para os católicos e outros incrédulos, digo que se aquilo for invenção do diabo (Cristo advertiu sobre os falsos profetas), ele se converteu; porque já dura exatos 35 anos. E o que Nossa Senhora pede lá não é nada fácil de ser cumprido não: jejum todas às quartas e sextas-feiras, somente pão e água a partir das 18 horas, três horas diárias de oração, missa e adoração. Além da confissão regular dos pecados.
O pedido não foi aceito com facilidade por parte do pároco, que contestou alegando que assim a comunidade não faria mais nada na vida, como os trabalhos no campo, etc. Mas cumpriu. Todos os dias das 17 às 20 horas, a igreja e toda a sua área em volta ficam lotadas com gente de todas as nacionalidades do mundo. Mas desde das 6 horas da manhã, de hora em hora, acontece uma missa em determinada língua até às 17 horas. E é sempre assim: uns 200 padres e mais de 80 bispos por missa. Por esse motivo lamento aqueles do clero que não acreditam ou pregam contra essas aparições. Não há registro de nada parecido na história da Igreja ou de qualquer outro santuário no mundo. Quando estive lá, como um grupo enorme de brasileiros demorou muito a agendar a nossa participação, tivemos nossas missas celebradas em uma capela.
Você já viu, aqui em Manaus, como fica a igreja de Nossa Senhora Aparecida todas às terças-feiras, dia da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ? Umas vinte mil pessoas assistem às novenas. Imagine muito muito mais gente do que aquilo, todos os dias do ano, durante 35 anos. As aparições em Medjugorje aconteceram praticamente sete décadas depois das aparicões de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mas o número de fiéis que já visitou Medjugorje já ultrapassou em muito os que visitaram Fátima.
A propósito, o dia da festa anual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é dia 27, segunda-feira. Foi nesse dia que Nossa Senhora se identificou com Rainha da Paz, da mesma forma que um dia se apresentou com a " Imaculada Conceição".
"No quarto dia, após as aparições dos dias 25, 26 e 27 [de junho de 1981], já se reuniram no domingo, dia 28, aproximadamente quinze mil pessoas de Medjugorje e redondezas para acompanharem o fenômeno. E a partir dali o fluxo de peregrinos nunca mais parou de crescer" .


Os Videntes

Lá em Medjugorje, Maria se auto-denominou Rainha da Paz, e tem encontros diários, há trinta e cinco anos com três videntes. No início eram seis videntes. Aos outros três ela já parou de aparecer diariamente. Aparece somente em datas conhecidas e definidas por ela.
Ivanka Ivankovic, tinha 15 anos, "A primeira a ver a Virgem no monte Podbrdo em 24 de junho...", teve aparições diárias até 7 de maio de 1985, quando lhe foi revelado o décimo segredo. A partir de então passou a ver Nossa Senhora uma vez por ano no aniversário das aparições em 25 de junho." 
Subida do  Podbrdo
Mirjana Dragicevic, 16 anos, foi a segunda vidente a ver Nossa Senhora. Teve aparições diárias até no natal de 1982. "Exatamente 18 meses após o início das aparições, no Natal de 1982, Mirjana, numa aparição que durou 45 minutos, foi a primeira vidente a receber o décimo segredo e a deixar de ter aparições diárias". Nossa Senhora lhe aparece todo dia 2 de cada mês, quando recebe uma mensagem que deve ser divulgada ao mundo".
Vicka Ivankovic, 16 anos, é uma das duas videntes que continua recebendo aparições diárias. Conhece nove dos dez segredos. Nossa Senhora pede que reze especialmente pelos doentes.
Ivan Dragicevic, 15 anos, "O foco de sua missão, a pedido de Nossa Senhora, é a oração pelos jovens e pelos sacerdotes". Ainda recebe as aparições diárias, e conhece nove dos dez segredos.
Marija Pavlovic, 15 anos, Ainda tem as aparições diárias. Nossa Senhora lhe confia mensagens para a paróquia e para o mundo. "Desde 1 de março de 1984 a Virgem lhe confia mensagens para a paróquia e para o mundo. Inicialmente eram dadas todas as quintas-feiras, mas a partir de 25 de janeiro de 1987 as mensagens passaram a ser mensais (mensagens para o mundo). A ela foram revelados nove segredos. Marija, a pedido de Nossa Senhora, reza por todas almas que padecem no purgatório".
Marija já esteve em Manaus; e estivemos como ela, em sua casa em Medjugorje (atualmente vive em Monza na Itália) no domingo de Páscoa de 1987.
Jakov Colo, 9 anos. " É o mais jovens dos videntes e já há muitos anos tem a missão de recomendar os enfermos à Virgem e a orar por eles. No dia 11 de setembro de 1998 Nossa Senhora o avisou que no dia seguinte (12/09/98) ele teria a sua última aparição diária.  No dia 12 de setembro Nossa Senhora lhe confiou o décimo segredo e lhe disse que a partir desta data ele a veria no natal de cada ano. Foi muito difícil para Jakov aceitar que não veria mais Nossa Senhora diariamente. Por meses ele se perguntou como teria forças para viver. E pela oração ele chegou a aceitar e, então, disse que compreendeu que ele era como qualquer um de nós que não vê Nossa Senhora. Com Vicka foi levado pela Virgem Maria ao Paraíso, ao Purgatório e ao Inferno".
No início das aparições, ainda criança, Jakov, chegou a perguntar de Nossa Senhora se o time dele seria campeão naquele ano.

Nesses encontros diários de alguns minutos apenas, ela sempre manda uma mensagem, mas é no dia 25 de cada mês, que ela envia suas mensagens para todo o mundo.
Lá também, como em Fátima, Nossa Senhora revelou alguns acontecimentos futuros da humanidade, e entregou aos videntes 10 segredos.
Aí você vai dizer lá vem essa história de segredo de novo ? Sim e não. Agora há uma diferença muito grande, o que torna as aparições de Medjugorje completamente únicas. Os segredos serão anunciados três dias antes deles acontecerem. Os videntes informarão para um padre já escolhido, que divulgará ao mundo o segredo. Tem outro fato completamente novo: um dos segredos, um milagre (dicionário Aurélio: "Feito ou ocorrência extraordinária, não explicável pelas leis da natureza. Acontecimento admirável, espantoso.") ficará lá de forma permanente e constante. Será, como diz a própria definição de milagre, algo inexplicável, impossível de ter acontecido. Sobre isso Nossa Senhora diz: “Sabe qual é o mais triste dessa história ? Mesmo vendo aquilo, vai ter quem não acredite e não mude de vida. E esses sofreram muito com as coisas que se seguiram aos segredos".
Os 10 segredos ocorreram "no período da vida de vocês (dos videntes)". Portanto, mesmo que eles vivam muito (mais uns 30 anos no máximo), os acontecimentos não estão muito longe de se realizarem.

A História
Se eu for contar sobre os videntes: nomes, idades, suas vidas, encontros com Nossa Senhora, como foram perseguidos por um governo comunista, a recusa da Igreja, um bispo do local que morreu sem acreditar, as perseguições, os testes, psicológicos e com instrumentos elétricos, que foram submetidos, os milhares de milagres comprovados,  o sol que no formato de hóstia, que você olha para ele e a vista não dói (esse eu vi), etc. esse texto vai ficar muito longo. Para aqueles que desejarem saber mais, podem consultar os seguintes sites:
Vídeo no You Tube

Tenham todos um dia. E que Nossa Senhora Rainha da Paz interceda por nós.

Cláudio Nogueira


PS1 - Todas as fotos acima foram tiradas em Medjugorje.

PS2. Em Medjugorje tem uma montanha, o Podbrdo, cheia de pedras que os peregrinos sobem com dificuldades, fazendo pedidos. Em 1998, fiz uma brincadeira com uma amiga minha, a “beata” Maria Lúcia. Disse a ela que se ela subisse aquelas pedras todas, descalça, eu que já tinha 38 anos, sairia por milagre do meu celibato voluntário (há quem chamava-o de encalhamento). Voltei para o Brasil dia 20 de outubro de 1998, dia 24 conheci minha esposa pelo telefone; dia 25 de dezembro nos conhecemos pessoalmente; dia 26 começamos a namorar; dia 4 de abril, na Páscoa, ficamos noivos, e dia 26 de junho de 1999 (dia que a igreja estava disponível- um dia depois da festa de Nossa Senhora Rainha da Paz), exatos seis meses depois de nos conhecemos, nos casamos.
Como diz a Luzia Sena de Carvalho: " Nossa Senhora não Deusa, mas é chefe de gabinete". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário